Páginas

27/10/2020

Paulista A3 - Quartas de final: Comercial x Linense

Todo e qualquer mata mata é cercado de precauções defensivas e de muita cautela com a bola. Mesmo jogando pelo empate por causa da vitória no primeiro jogo por 1x0, o Comercial começou esperando mais o Linense do que tentando algum ataque. Claro que isso era uma estratégia pois o Linense viria com uma intensidade no começo de jogo afim de tirar a vantagem dos mandantes. 

O Comercial veio no seu 4-3-3 sem a bola, flutuando muito a linha de 3 do meio e no 3-4-3 com a bola fazendo a saída de 3 e espetando seus pontas na amplitude. O Linense veio no tradicional 4-2-3-1 sem e com a bola. 

No primeiro tempo, como já havia escrito, a iniciativa era mais do Linense que a do Comercial até pela necessidade de se fazer um gol. O Linense aproveitava a linha alta dos mandantes e sua lenta reposição para tentar ser o mais vertical e rápido possível no contra ataque. As vezes, tenta passes por cima da última linha sem muitos efeitos. O Comercial não tinha pressa e rodava a bola até procurar espaços para jogar. Quem abre o placar é o Linense de pênalti aos 12 minutos do primeiro tempo, colocando emoção no jogo. Com o resultado levando o jogo para os pênaltis, o  Linense recua e tenta segurar o resultado. Porém, fornece mais espaços para o Comercial que cria finalizações e gerando escanteios. E num desses escanteios, sai o gol de empate aos 30 minutos. 

No segundo tempo, a qualidade do Comercial se sobressaiu e o fato de se manter com a posse de bola fizeram o time de Ribeirão dominar o jogo. Assim, o segundo gol do Comercial veio aos 9 minutos de outra bola parada. Após o 2x1 e sabendo que o Linense deveria fazer dois gols para levar aos pênaltis, o Comercial muda sua plataforma defensiva para o 4-4-2 e espera o Linense atacar, porém, sem muito perigos. Com o jogo controlado, o Comercial fez 3x1 num gol contra aos 19 minutos e assim se confirmou na semifinal do Paulista A3. 


26/10/2020

Análise Paulista Quarta Divisão: Francana x XV de Jaú

 Há jogos e jogos dentro do campeonato paulista da quarta divisão. Jogos que superam a expectativa pela apresentação de ideias e outros jogos que representam muito bem o que muitos esperam da quarta divisão: um jogo bem conservador. Francana vs XV de Jaú é um dos grandes clássicos que se vive no interior do Estado. Dois times que jogam com a cor verde e dois times que apresentam ideias tradicionais de futebol.

A Francana jogou no seu tradicional 4-2-3-1 com e sem  a bola utilizando de bolas longas como saída de bola e sua arma favorita é a bola parada. O XV de Jaú também veio no 4-2-3-1 com e sem a bola se utilizando da não posse de bola e tentando ser mais vertical que a Francana. 

No primeiro tempo, ambas as equipes se mostraram abaixo do que se esperava na criação de jogadas. Nenhuma jogada trabalhada dava certo e o que mais acontecia era a tentativa de desarmes no campo defensivo e a ligação para o contra ataque além de muitas bolas longas. O primeiro gol, porém, vem aos 4 minutos de jogo. O XV de Jaú abre o placar exatamente no cenário relatado: uma bola recuperada no campo de defesa, verticalidade e gol de contra ataque. A Francana passa tentar ter a bola, embora inofensiva mas chega ao gol de empate aos 27 minutos a partir de um rebote numa bola parada. Apesar de dois gols, o jogo era o mesmo: posse de bola inofensivas, chances de finalizações era por bola parada ou cruzamentos e os times preocupados mais com a defesa. Aos 41 minutos, o XV de Jaú chega ao 2x1 num gol de escanteio. 

No segundo tempo, ambos vieram no seu 4-2-3-1 e sem mudanças no comportamento do jogo ou em qualquer ideia. Tanto que aos 9 minutos do segundo tempo, a Francana empata em 2x2 em outro gol de escanteio. Após o embate, os embates físicos eram mais presentes. Mesmo com as alterações e a expulsão do lateral do XV na metade do segundo tempo, não fez o jogo mudar nem de perspectiva. A única mudança foi o posicionamento da defesa do XV do 4-2-3-1 para um 4-3-2. Nem com superioridade numérica fez a Francana ir ao ataque de maneira que criasse finalizações perigosa. 

Resultado final: 2x2.  

22/10/2020

Paulista Quarta Divisão: São Carlense x Francana

 A pessoa que comentar que não há conceitos e ideias de jogo em divisões inferiores do futebol no interior do Brasil, provavelmente ela nunca viu ou analisou devidamente tais campeonatos. Já escrevi aqui e repito, não vou discutir o nível e a qualidade do futebol. Irei apenas apresentar as ideias de jogo conforme minha análise. 

Grêmio São Carlense e Francana fizeram um jogo de altíssimo nível com duas ideias opostas de futebol pela segunda rodada da quarta divisão paulista. São Carlense vinha de uma vitória fora de casa e a Francana vinha de uma vitória dentro de casa. Então, o São Carlense veio no seu habitual 4-4-2 sem a bola e 4-2-3-1 com a bola (repetindo a variação tática do primeiro jogo). A Francana veio no clássico e muito desgastado 4-2-3-1 com e sem a bola. Nenhuma crítica em usar o 4-2-3-1 em ambas as fases, a questão aqui é outra: times que fazem a variação tática e treinam outras formas de jogo, vão longe em campeonatos de divisões inferiores. 

Novamente, com ideias opostas de jogo, o São Carlense amassa a Francana no primeiro tempo. Tanto que o melhor jogador era o goleiro do time visitante. o São Carlense empurra a Francana para trás, cria repertórios de finalizações (de fora da área,de cabeça, a queima roupa e etc) e bloqueia todas as ações reativas da Francana que veio num nítido futebol reativo (abdicar da bola e usar a verticalidade para os contra ataques pelos lados). Embora o 0x0 no primeiro tempo, a dominância do time mandante me fez pensar se valeria a pena ter essa proposta de jogo de abdicar da bola e lutar por um gol. 

No segundo tempo, ambas as equipes não mudaram suas formas de jogo. O que mudou foi a intensidade na marcação da Francana e a troca dos jogadores de contra ataques. Deu certo. O jogo fica equilibrado embora a posse de bola seja maior para o São Carlense. Quem abriu o placar foi o time mandante com uma jogada bem trabalhada deixando o atacante em frente ao gol para finalizar aos 72 minutos de jogo. Mesmo assim, o jogo não muda. A Francana passa a jogar a bola na area como se fosse o único recurso. Porém, eu estava enganado. O outro recurso era a bola parada e assim que a Francana empatou aos 83 e virou aos 91 minutos de jogo. O resultado de 2x1, inesperado pelo que foi o jogo, revela que mesmo usando um esquema habitual de jogo e não tanto ousado por ser um futebol reativo, consegue-se os resultados esperados. 

A dúvida é qual é o prazo de validade desse tipo de jogo?