Páginas

22/08/2020

A retomada do Paulista A2: Monte Azul 1x3 Penapolense

Não podemos dizer ainda que estamos no pós pandemia. Ainda estamos nela mesmo a vida entrando forçada á normalidade. O Paulista série A2 voltou depois de cinco meses e uma semana de parada. O jogo em questão foi entre Monte Azul (que antes da parada estava na zona de classificação) contra a Penapolense (que estava na zona de rebaixamento). Se a pandemia foi dura com os times grandes, em relação ao times pequenos ela foi mais cruel. O Monte Azul perdeu cinco jogadores, todos importantes para a manutenção do time na primeira parte da tabela. Já a Penapolense perdeu dezoito jogadores, ou seja, houve uma reformulação quase que total no departamento de futebol do clube. 

Sobre o futebol dentro do campo, é realmente necessário falar que não era de se esperar uma boa qualidade do jogo em conceitos e ideias depois de cinco meses sem atividades. O Monte Azul, mandante, veio numa plataforma de jogo bem comum nas divisões inferiores dos campeonatos estaduais: um 4-2-3-1 com e sem a bola. Por outro lado, venho sempre ressaltando aqui, quando um time do interior vem com duas plataformas de jogo. Assim fez a Penapolense jogando no 4-4-2 sem a bola e no 4-2-3-1 com a bola. 

Qualquer que seja o conceito de futebol treinado e pensado, ele pode ser prejudicado ou facilitado por um gol aos dois minutos. E isso o que aconteceu com a Penapolense ao abrir o placar numa jogada trabalhada no canto esquerdo do seu ataque, atraindo a maioria dos defensores do Monte Azul para esse lado e assim, fazer a virada de jogo para o lateral oposto vir nas costas da defesa e cruzar para a finalização do atacante. Ideias treinadas mas também contando com muita inteligência dos jogadores ao ter essa tomada de decisão. Após o gol, as duas linhas de 4 da Penapolense e sua marcação média e alta inibiram quaisquer construção de jogadas do Monte Azul por boa parte do primeiro tempo. Mesmo assim, as maiores ações e finalizações foram da Penapolense pois era mais aguda, mais vertical e intensa com a bola do que o Monte Azul.

Para o segundo tempo, a Penapolense troca um meia por um atacante e passa a jogar no 4-3-3 com a bola (essa foi minha leitura do jogo) para aproveitar melhor a sua verticalização e manteve o 4-4-2 na fase defensiva com sua marcação mais média do que alta porém, privilegiando o perde pressiona (pouco visto em jogos de divisões inferiores). O Monte Azul, mesmo precisando do reverter o placar, se manteve na mesma plataforma de jogo. O jogo era bem parecido como o que foi no primeiro tempo: Monte Azul tentando acelerar o jogo porém, utilizando apenas de cruzamentos para tentar alguma finalização. A marcação com duas linhas de 4 realmente é muito complicada de furar quando ela é feita de maneira correta. 

Aos 14 minutos, a Penapolense amplia para 2x0. No minuto anterior ao segundo gol, o Monte Azul se torna ousado (e não deve ser tecido nenhuma crítica a isso, muito pelo contrário) e tira o lateral esquerdo para por mais um atacante, improvisando um volante na lateral. O ruim disso, é que na volta ao jogo, a Penapolense marca justamente numa jogada de dois contra um e uma ultrapassagem no lado esquerdo da defesa do Monte Azul após pressionar sempre a segunda bola (rebote) de uma bola longa. Culpar a comissão técnica do Monte Azul é não entender o jogo e usar de resultados para apontar erros e acertos. 

Após o segundo gol, a Penapolense se mantém intensa e veloz na sua verticalidade com a bola e agora abdicando da sua posse, já que estava saindo da zona de rebaixamento, para aproveitar melhor o contra ataque. Mesmo com a posse de bola, o Monte Azul me pareceu sem saber o que fazer com ela, exagerando nos cruzamentos. Foi assim que o time da casa fez o 2x1 num erro da defesa da Penapolense aos 18 minutos de jogo. Apesar, do placar próximo, quem tomava mais as ações ainda era a Penapolense e foi assim até os 50 minutos do segundo tempo, quando numa interceptação na saída de bola do Monte Azul, gerou um contra ataque de dois contra um para fazer o 3x1. 

O resultado tirou a Penapolense da zona de rebaixamento e também tirou o Monte Azul da zona de classificação. 

A qualidade do futebol ainda é pequena mas posso garantir que há ideias sendo pondo em práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário