Páginas

26/08/2020

Paulista A2: Penapolense x Red Bull

A penúltima rodada do Paulista A2 reservou um confronto direto contra o rebaixamento. Penapolense x Red Bull era o jogo decisivo para ambos e sob essas condições a única e exclusiva importância era o resultado.

Por isso, venho sempre dizendo aqui, por mais ruim ou inferior a qualidade técnica das partidas, há sim ideias e conceitos de jogo aplicado, plataformas pensadas e adaptadas de acordo com a situação do jogo. Pois bem, os dois times vieram para o começo do jogo numa plataforma do 4-2-3-1 com e sem a bola (o esquema mais utilizado que eu já vi) com o RB muito mais compactado, com as linhas altas e na defensiva (bem raro ver times compactados). A Penapolense já sabia dessa compactação e apostava sempre na verticalidade e nas bolas pelas costas dos laterais do RB para tentar aproveitar o amplo espaço até o gol. Com isso, as principais chances (e não foram poucas) foram da Penapolense, dominando as ações. Com a bola, o RB tinha apenas uma jogada característica: as tentativas de bola enfiada nos pontos futuros. Com essa tônica do primeiro tempo, a defesa do RB trabalhou junto com o goleiro. Porém, quem marcou o 1x0 foi o próprio RB num gol contra e de escanteio.

No segundo tempo, pelo desespero do resultado, a Penapolense muda sua forma de jogar: manteve 4-2-3-1 sem a bola mas optou por jogar no 4-3-3 com dois volantes e um meia formando um triângulo. Como o jogo era de suma importância para ambos, para segurar o resultado o RB também mudou sua plataforma mais drasticamente: 5-4-1 sem a bola e no 3-4-3 com a bola optando pela transição rápida para os contra ataques. A consequência dessa mudança toda foi um segundo tempo ataque contra defesa. O exemplo disso foi os doze escanteios que a Penapolense teve, várias finalizações criadas no gol e fora dele e a esperteza em usar a amplitude do time para tentar furar o ferrolho do RB. O 1x1 veio mas no final do jogo um pênalti para o RB deu a vitória de 2x1. 

O resultado fez os dois times trocarem de posição. A Penapolense foi para a zona de rebaixamento e o RB é o primeiro fora dela. 

E o futebol é algo tão incerto que mesmo controlando todos os aspectos do jogo, a derrota ainda é muito presente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário