Páginas

20/04/2016

Jogos Olímpicos ou Olimpíadas: o termo mais adequado é?

Em tempos de ano olímpico, é notória a quantidade de informações, veiculadas pelos meios de comunicação, sobre os aspectos históricos, preparatórios, estruturais, técnicos e políticos desse evento de proporções globais. Contudo, é importante se ater em relação a algumas nomenclaturas utilizadas para denominar o evento. E uma dessas dicotomias refere-se aos termos Jogos Olímpicos e Olimpíadas.

Vale ressaltar que essa informação do termo mais correto é muito mais pertinente para o campo da curiosidade do que, de certa forma, para o campo da etimologia dos termos, exceto para o ambiente acadêmico-científico.

Desta forma, qual o melhor termo a ser utilizado para designar a edição olímpica? Para responder essa questão, me pauto no Boletim oficial do Comitê Olímpico Internacional do ano de 1972 (http://library.la84.org/OlympicInformationCenter/OlympicReview/1972/ore58/ore58j.pdf). Segundo o mesmo boletim, o termo mais correto é Jogos Olímpicos em detrimento de Olimpíadas.


Isso porque Olimpíadas refere-se ao ciclo olímpico, ou seja, ao período de quatro anos que compreende do encerramento da última edição olímpica a abertura da edição olímpica seguinte. Por exemplo, do arreamento da bandeira olímpica na cerimônia de encerramento em Londres, 2012 ao hasteamento da mesma na cerimônia de abertura esse ano, no Rio de Janeiro, é caracterizado como Olimpíadas.

Agora, do dia 5 de agosto a 21 de agosto e por assim dizer, o evento propriamente dito, é caracterizado e denominado como Jogos Olímpicos.

Portanto, mesmo sem qualquer juízo de valores ou condenação para quem confunde os termos, é necessário ponderar que o termo mais correto para designar o que acontecerá na cidade do Rio, a partir de agosto, é Jogos Olímpicos e não Olimpíadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário