Páginas

01/04/2016

Os protestos pró impeachment e seu uniforme: a camisa da seleção brasileira

Talvez minha geração (quem nasceu na década de 90) nunca viu um rebosteio político tão grande quanto nos dias atuais e que se perdura desde outubro de 2014. Opiniões a parte, a intolerância e a violência verbal se refere muito mais a busca pelo poder por aqueles que o sempre tiveram na mão contra a manutenção do poder por aqueles que há pouco estão no comando e já mudaram para melhor tantos aspectos que os outros demoraram décadas ou não se importaram em mudar. Ou seja, o conflito político atual se trata de uma velha briga desleal: a Casa Grande x Senzala.

E há vários domingos, nos deparamos com protestos daqueles pertencentes a Casa Grande que querem, por meio de um golpe midiático e do judiciário, extirpar do governos federal os atuais gestores. E por mais que se trate de pessoas que representam grupos sociais de médio e grande aporte financeiro, um fato chama a atenção: o vestuário que é utilizado nestes protestos que são os uniformes da seleção brasileira de futebol.

E a utilização do uniforme da seleção brasileira se deve à dois fatores. Um momentâneo e outro histórico. O momentâneo por causa do propósito destes protestos: a “melhoria do país”. E como se refere ao “âmbito nacional”, que na realidade se alude para a melhoria de uma parcela mínima da sociedade brasileira, eles então se pautam dos símbolos nacionais, a bandeira, o hino e a camisa da seleção. Já o fato histórico revela-se na importância que o futebol, muito por conta dos resultados obtidos pela seleção brasileira, teve na construção da identidade nacional brasileira.

E é na inclusão do futebol na construção da nossa identidade que a fez possuir de um processo de criação diferenciado dos países europeus, de modo que as sociedades modernas europeias tiveram suas identidades pautadas por uma origem étnica comum, homogeneização de sua população e por meio de guerras, revoluções e processos políticos. Em consequência disso, os esportes eram tidos na Europa muito mais para a propagação, fortificação e representação das nacionalidades do que propriamente para a construção das mesmas. Até porque, a institucionalização dos esportes (século XIX) adveio posteriormente à construção dessas identidades.

Já no Brasil, a necessidade de encontrar uma identidade que representasse tantos povos heterogêneos dentro do mesmo território, fez crescer os olhos dos intelectuais e governantes da época (década de 30, 40 e 50), responsáveis pela criação da identidade nacional brasileira, para com o futebol, pois nele reunia-se e reúne as melhores características da sociedade brasileira, bem como, tenha sido essencial para sua prática a miscigenação dos povos brasileiros. Ou seja, aliado as políticas nacionalistas do Estado Novo de Getúlio Vargas, a criação da Petrobras e o lema “O petróleo é nosso” e a industrialização tardia dos modos de produção, o futebol foi e é um pilar imprescindível para dizer quem é a sociedade brasileira.


Por fim, deixando de lado toda a hipocrisia e mediocridade de quem protesta a favor do impeachment, é notório que o futebol se fez e faz presente na vida da sociedade brasileira ao utilizar a camisa da seleção como uniforme nessas reivindicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário