Páginas

27/04/2016

A diferença entre Nacionalismo e Patriotismo pela ótica do esporte

É inegável que os esportes carregam consigo aspectos e características das sociedades nacionais em que os mesmos se inserem, ainda que vivemos em tempos de globalização. E ao se tratar de competições esportivas internacionais, como os Jogos Olímpicos, eles evidenciam sentimentos nacionais e exaltam símbolos nacionais (bandeira e hino) durante os embates entre dois ou mais países.

Porém, como esses sentimentos podem ser caracterizados ou definidos de acordo com a literatura científica? É comum vermos em meios de comunicação esportivos e até nas expressões faladas em ambientes públicos e particulares que tais sentimentos e comportamentos se tratam de nacionalismo ou patriotismo. E há uma diferença relevante entre os dois termos para designar esse comportamento nacional dentro das arenas, estádios, ginásios e ruas.

Me pautando de uma relação causa e consequência, é preciso dizer que não haveria patriotismo sem nacionalismo, assim como não haveria nação e identidade nacional sem o mesmo. Isso se deve porque o nacionalismo é a causa dessa relação por ter surgido por meio de emancipações territoriais e ideológicas e pelo acontecimento de grandes revoluções como a Revolução Francesa (1785), as Revoluções Democráticas de 1848 e a Revolução Industrial no século XIX. Esse é um dos motivos do nacionalismo ser considerado, por grandes autores, como uma ideologia política moderna, legitimadora de políticas públicas de Estados nacionais e criadoras de sentimentos e representações nacionais. Além do mais, por ser uma ideologia política, o nacionalismo é responsável pelos aspectos mais negativos que uma nacionalidade pode possuir, como a xenofobia, o fascismo, o nazismo e o absurdo do genocídio.

A consequência dessa relação ou o produto do nacionalismo é o patriotismo. E com esse termo há uma união de todos os aspectos positivos de uma nacionalidade que fora deixado pelo nacionalismo, como a tolerância, a hospitalidade e a benevolência. Tudo isso porque patriotismo significa amor à pátria, significa familiaridade com o lugar e as pessoas as quais vivemos. É por essa razão que patriotismo se revela como um sentimento e não como uma ideologia.

Portanto, ao ver, num ambiente esportivo, bandeiras nacionais tremulando, hinos sendo cantados, outros cânticos sendo entoados, camisetas/uniformes vestidos, rostos e cabelos pintados com as cores nacionais e certos comportamentos que levam a crer ser característico de uma sociedade nacional moderna, isso significa ser patriotismo sem deixar de considerar a importância do nacionalismo nessa construção, já que se trata de uma relação de causa e consequência.

Ou seja, ao se deparar com frases como essas: “Há a demonstração de nacionalismo pela torcida brasileira” ou “Ele (a) é um (a) nacionalista”, na verdade deveriam ser “Há a demonstração de patriotismo pela torcida brasileira” e “Ele(a) é um(a) patriota”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário