Páginas

08/04/2019

Paulista A3: Quartas de finais: Comercial x Desportivo Brasil

Eu tinha esquecido o quanto é mais complicado e tenso trabalhar em jogos de playoffs. A tensão é crítica, não apenas no jogo mas também fora dele: no aparato policial, na emoção da torcida, na animosidade e todos os sentimentos extremos que um ambiente esportivo pode proporcionar. 

Comercial x Desportivo Brasil já se enfrentaram (e eu já escrevi aqui) na primeira fase. Foi empate e de lá para cá houve mudanças. No Comercial, mais uma troca de técnico (a terceira em 3 meses) porém com a mesma forma de jogar desde o começo. Já o Desportivo Brasil mudou sua forma de jogar sem a bola. Com isso o Comercial jogou no 4-2-3-1 com e sem a bola, explorando muitas bolas longas pela velocidades dos seus pontas:


Já o Desportivo Brasil mantinha sua variação tática da primeira fase: com a bola era 3-4-3 e sem a bola era um 4-2-3-1 abdicando do 4-1-4-1. Usava linhas bem compactadas e definidas tirando os espaços do Comercial e usou bem sua variação tática quando perdia ou recuperava a bola: 














No primeiro tempo, por ser a primeira perna das quartas de finais, o jogo era muito faltoso e tenso complicando assim a qualidade do jogo com o Desportivo Brasil fazendo muitas faltas. O Comercial era mais agressivo com a bola, buscava verticalidades pelos lados porém, sem nenhuma organização. Já o Desportivo Brasil jogava compactado e jogando no contra ataque. O repertório de ataque de ambos era apenas bolas altas ou bolas paradas tendo pouca criação e troca de passes longas para chegar às finalizações. Nos últimos 10 minutos do primeiro tempo, o Comercial empurrou a defesa do Desportivo para perto do seu gol, criava e finalizava porém, sem nenhum chute ao alvo. 

No segundo tempo, ambos voltam com as mesmas propostas. Comercial, precisando da vitória para reverter a vantagem do empate do Desportivo, veio mais vertical e com menos posse de bola tentando o contra ataque. Aliás, os dois times buscavam o contra ataque com o Desportivo Brasil tendo mais posse de bola. Na metade do segundo tempo, mesmo com as substituições, a afobação e a preocupação pelo 0x0 começa a afetar o jogo mais do que podia. Muitos erros de passes minavam o jogo do Comercial até que o gol sai aos 80 minutos de jogo. Uma bola mal afastada do goleiro e chute de fora da área do volante Leonay. Após o gol, Comercial recua e só rebate a bola mesmo tendo um jogador a mais até o final do jogo.

Resultado final: Comercial 1x0 Desportivo Brasil.

Melhor da partida: Leonay (Comercial), além do gol, flutuava bem na marcação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário