Páginas

15/04/2021

Campeonato Mineiro de Futebol 2021: Rodada 9

 No texto dessa semana irei analisar duas partidas do Campeonato Mineiro de 2021. A primeira partida será o confronto entre Uberlândia e Athletic e a segunda partida será Patrocinense x Pouso Alegre. Foram confrontos bem equilibrados e bem disputados pelo campeonato estar em fase final e a busca pela vaga na próxima fase e para escapar do rebaixamento deram o tom de ambas as partidas. 

Uberlândia x Athletic de São João Del Rei foi um grande jogo. A minha expectativa era de ver El Louco Abreu, porém já partiu do time visitante. Falo aqui inúmeras vezes, os times que usam diferentes plataformas de jogo são mais propícios a terem uma vida longa em campeonatos de divisões inferiores. O Uberlândia jogou no clássico 4-2-3-1 com e sem a bola. Já o Athletic, veio no 4-1-4-1 sem a bola e no 4-2-3-1 com a bola. O jogo era equilibrado, bem disputado sem muita violência (a não ser nas arquibancadas onde as duas diretorias brigavam a ponto da polícia ter que separar). O Athletic abriu o placar logo aos vinte minutos em gol de bola parada, porém o confronto era bem aberto mas com o Athletic dominando mais o meio de campo do que o time da casa. Entretanto, o gol do empate vem aos trinte e sete minutos mesmo com o time visitante dominando mais a partida. 

No intervalo, era claro que o jogo se daria no confronto do meio campo. Digo isso porque não era jogo de bolas longas e sim na eterna disputa de desarmes, armação e transição. Pois bem, o Uberlândia veio com uma alteração que mudou o panorama do jogo. Tirou um meia direito e colocou mais um meia central e ali passou a dominar o jogo e as ações a ponto de marcar o gol da virada aos 49 minutos de jogo. Mantendo as duas plataformas de jogo, O Uberlândia perdeu várias chances de fazer o terceiro e a sensação era de que se não matasse o jogo ali, logo iria sofrer. Aos 77 minutos de jogo, o Athletic empata em bola parada e vira aos 88 minutos numa jogada de transição e assim terminou a partida com um 2x3. Bela partida. 

Patrocinense x Pouso Alegre foi a outra partida a ser analisada por aqui. Ambos os times vieram no 4-2-3-1 com e sem a bola. O Pouso Alegre fazia a saída de 3 com um volante porém, não havia aproximação de outros setores para que tivesse uma saída por baixo. A única opção era a bola longa que aliás, ditou o jogo inteiro nas ações ofensivas. A qualidade do jogo foi baixa, principalmente pela atuação da arbitragem que parava o jogo demais. Pela igualdade das plataformas e pela igualdade no estilo de jogo, não era surpresa nenhuma que a partida terminasse empatada com os gols feitos de bola parada: numa falta para o Pouso Alegre e num pênalti para a Patrocinense. 

O primeiro jogo foi bem melhor que o segundo. Talvez pela agressividade e por plataformas táticas diferentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário