Páginas

08/04/2021

Campeonato Mineiro 2021: Uberlândia x Patrocinense

Reclamar da qualidade do jogo e da execução dos conceitos de futebol em campeonatos em que times de interior disputam se tornou um hábito no jornalismo esportivo brasileiro. Hábito esse que costumeiramente se assemelha ao hábito de tomar água. O difícil é a tentativa de tentar entender a ideia de jogo e a proposta de times que não estão nas lentes diárias dos grandes aparatos midiáticos. 

Uberlândia e Patrocinense fizeram uma partida bem equilibrada pelo campeonato mineiro de 2021. Primeira partida que cubro do campeonato mineiro e me trouxe a reflexão do quanto a ideia de jogo desses times não são cogitadas em se debater. 

Os dois times vieram em duas plataformas de jogo: o Uberlândia veio no 4-2-3-1 com a bola e no 4-4-2 sem a bola. Já a Patrocinense vinha numa espécie de 3-4-2-1 fazendo a saída de três com um volante e dois zagueiros com a bola e no 4-4-2 sem a bola. Os erros de execução de fundamentos marcaram o primeiro tempo, assim como, o equilíbrio nas ações em que a Patrocinense tentava ficar mais com a bola. Entretanto, o Uberlândia era mais perigoso, mais letal a ponto de ter dois pênaltis sendo que só o primeiro foi convertido. 

No segundo tempo, as propostas de jogo mudaram mas não as plataformas. Em busca de manter o resultado, o Uberlândia recua e passa a usar o jogo de transição rápida. A Patrocinense, com a posse de bola, foi bem efetiva com alguns bons ataques que pararam na excelente performance do goleiro do time da casa. Aliás, ambos os goleiros porque nos últimos 15 minutos, espaços e contra ataques foram cedidos ao time da casa, porém sem serem convertidos em gol. 

Infelizmente, com a atuação ruim do árbitro, a partida só terminou em 1x0 para o Uberlândia. Poderia ser muito mais se não fosse os goleiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário