Páginas

23/09/2020

Análise Paulista A3: Noroeste x Comercial

A volta da disputa da terceira divisão já reservava um confronto extremamente competitivo entre Noroeste (líder) versus Comercial. Nos foi fornecido na tarde de sábado (dia 19/09) um belíssimo jogo recheado com conceitos de futebol, comportamentos ofensivos e uma intensidade que é pouco visto em campeonatos desse nível. Noroeste x Comercial fez valer a espera pela volta e eu conto o por que.

O Noroeste veio num 4-3-3 sem a bola numa marcação alta e por encaixes na pressão no portador e com a bola, ora um 4-4-2 trapézio ou 4-2-3-1 (isso é a minha leitura do jogo). Já o Comercial veio no 4-4-2 variando para um 4-2-3-1 sem a bola e um 4-3-3 com a bola usando a saída de 3 é as vezes variando para um 3-4-3.

O primeiro tempo começa bem intenso. Marcações médias e altas por ambos os times, profundidades, jogos mais verticais do que de manutenção da bola e o uso de amplitudes de jogo para quem sabe criar a superioridade numérica. O primeiro gol sai aos 28 minutos do Noroeste por meio de um escanteio embora havia volume de jogo e de criações (erro na marcação por zona do Comercial). Após o gol, jogo continua da mesma forma. Marcação pressão alta do Noroeste, saída lavolpiana do Comercial buscando sempre a superioridade numérica e passes mais velozes no campo de ataque e sempre a busca do gol de ambos os times.

No segundo tempo, era pra ser um jogo diferente mesmo com as substituições (Noroeste reativo e Comercial pressionando). Porém, o jogo reservou algo bem melhor. A mesma intensidade de jogo, as mesmas ideias e busca pelo gol como se tivesse zero a zero. Sempre a pressão no portador da bola quando ela estava no meio campo para frente. Na defesa, apenas o Noroeste fazia pressão alta. Gol do Comercial sai aos 23 minutos com um gol contra num lance infeliz e imprevisível. Comercial virou o jogo aos 25 numa disputa pela segunda bola, jogada pela esquerda e cruzamento rasteiro para a finalização dentro da pequena área. Noroeste empata aos 30 em outro escanteio em um lance cheio de bate e rebate. O gol da vitória do Comercial vem aos 36 numa jogada que o atacante do Comercial sai da área pra dar opção de passe ao ataque, encontra o espaço aberto e finaliza de fora da área. Após o gol, até o fim do jogo, a intensidade se mantém e o Comercial não abdica da bola como costumeiramente times brasileiros fazem (principalmente quando jogam fora de casa).

O que vimos foi uma aula de futebol. Mesmo sem jogar a seis meses, os dois times mostraram que vieram melhor. Bom para o futebol brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário