Páginas

23/09/2020

Campeonato Brasileiro Série D 2020: Mirassol x Bangu

O Campeonato Brasileiro da Série D possui um nível técnico e competitivo melhor do que as divisões inferiores de campeonatos estaduais. Isso se deve pela quantidade de times diferentes, com investimentos e estruturas totalmente diferentes porém, com o mesmo objetivo. Na primeira rodada, analiso para vocês um belo de um jogo entre Mirassol x Bangu. Mirassol me surpreende ao trazer Eduardo Baptista como técnico. 

E como é um técnico não muito usual para trabalhar na Série D, Eduardo Baptista montou o Mirassol ala Guardiola: com a bola era 2-3-5 com saída de 3 e os laterais avançando muito na amplitude criando a linha de 5 no ataque. Sem a bola era no 4-1-4-1 pra espelhar o jogo apoiado do Bangu. E um 4-2-3-1 quando a saída de bola do Bangu era a bola longa. Conceitos de futebol mas acima de tudo, o conhecimento de como jogaria o adversário. O Bangu veio no 4-2-3-1 com e sem a bola numa forma bem reativa.

No primeiro tempo, ambos os times jogando numa compactação difícil de se ver em divisões inferiores. Mirassol muito mais com a bola, pressionando o Bangu, sempre tentando a superioridade numérica começando com a saída de 3. Bangu pressionado, fazia uma marcação média e bem compactado. Fez gol aos 43 minutos numa bola enfiada atrás da última linha (algo bem corriqueiro no futebol brasileiro quando a recomposição da última linha é lenta). As estratégias eram bem executadas e sabíamos que no segundo tempo certos comportamentos iriam mudar.

No segundo tempo, a única mudança foi na fase defensiva do Bangu: saiu do 4-2-3-1 e passou a jogar no 4-4-2 e abdicou de ter a bola (na verdade, já não tinha ela). O Mirassol manteve suas formações porém mais com a bola, fez o jogo ser um ataque versus defesa. Isso se perdurou até os 5 minutos de acréscimo com uma ótima atuação do goleiro do Bangu. Mesmo assim, não evitou o gol de empate do Mirassol por um dos muitos escanteios gerados por muitas finalizações.

Outro jogo do qual é possível ter uma pequena esperança de mudança no futebol brasileiro. A questão que faz com que percamos essa esperança é a imprevisibilidade do futebol e o resultadísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário