Páginas

14/03/2022

Paulista A2 - Penúltima rodada: Monte Azul x Rio Claro

Uma das partidas mais difíceis que eu cobri na vida. Não por causa das condições externas ou por algo bem diferente que tenha acontecido no jogo. Mas sim, pela perda da minha cachorrinha na noite interior. Ainda com os olhos marejados e pensando no luto, fui a Monte Azul Paulista fazer o último jogo como mandante do time da cidade onde me sinto bem acolhido. 

Monte Azul x Rio Claro fizeram um duelo de opostos. Enquanto o time da casa brigava contra o rebaixamento, o time visitante ainda briga para uma vaga no G8. Após perder na ultima rodada para o São Bento e com o empate do Audax no sábado, o Monte Azul precisava apenas de uma vitória simples parase garantir na A2 do Paulista. 

Confesso que foi uma partida difícil de analisar porém, o Monte Azul surpreendeu na sua fase ofensiva: ao invés de 4-2-3-1 com a bola, eles vieram numa proposta nova de jogo, um estilo 3-3-4 com saída de 3 com dois zagueiros e um volante espetando os dois laterais na amplitude. Além do mais, mantiveram seu 4-4-2 sem a bola. O Rio Claro veio no 3-4-3 com saída de 3 ou um 4-2-3-1 com a bola e também no 4-4-2 sem a bola. 

O primeiro tempo, posso dizer que foi mais tenso do que jogado. A pressão do jogo fez cair sob a qualidade da partida. Poucas coisas puderam ser analisada a não ser a nova proposta do Monte Azul em que fazia o número 10 flutuar para servir a linha de 4 "atacantes". Bem compactado na defesa, fez o Rio Claro tentar a velocidade nas transições para chegar perto do gol. Porém, quem faz o 1x0 é o Monte Azul, após levantamento de bola do camisa 10 para encontrar a cabeçada do camisa 3 aos 40 minutos do primeiro tempo. 

Após o intervalo, a expectativa era de aproveitar a compactação do time da casa e recuar esperando o final do jogo. E foi isso o que aconteceu mesmo sem nenhuma mudança nas plataformas de jogo de ambos os times. Apenas a adoção do 4-2-3-1 pelo Rio Claro quando se tinha a bola. Aos 66 minutos, o Rio Claro fura a retranca e empata com um cruzamento na segunda trave pegando as costas da defesa do Monte Azul. O abatimento de todo o estádio era escutado porque a luta contra o rebaixamento viria só na última rodada. 

Eis que aos 81 minutos de jogo, após uma das únicas jogadas trabalhadas do Monte Azul, uma troca de passe resultou numa finalização de fora da área do camisa 8. Só restou fazer de tudo para a partida terminar e assegurar a permanência do Monte Azul na A2. 

Um jogo difícil para mim e difícil para o Monte Azul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário