Páginas

24/05/2022

Final Paulista A3 2022: Comercial x Noroeste

Uma partida final de campeonato é sempre cercada de emoção, tensão e um sentimento de estar vivendo uma história. A terceira divisão paulista desse ano foi cercada de muita frustração para mim. Não pude cobrir o campeonato que mais aprecio no ano com exceção de sua segunda fase em diante. Assim, pouco conhecimento foi conseguido ao longo dela e todas as impressões e nuances teve que ser adquiridas nos seus momentos finais. 

O primeiro jogo da final foi 2x1 para o Noroeste. Assim, o Comercial, por ter melhor campanha, precisava de uma vitória simples apenas e o Noroeste apenas de um empate. Um estádio lotado com o número oficial de 8 mil pessoas mas com a impressão de ter 12 mil num dia frio em Ribeirão. 

O Comercial veio como sempre: 4-4-2 sem a bola e no 4-3-3 com ela. Sendo a primeira vez observando o Noroeste, porém sabendo do histórico do seu técnico, pude esperar um esquema mais clássico e assim foi: 4-2-3-1 com e sem a bola. 

De fato, tendo que ter o resultado, o Comercial começou o primeiro tempo na intensidade dos ataques porém sem a posse de bola. Tentava ser um time mais letal e vertical do que horizontal principalmente jogando na transição. Deu certo, o 2x0 veio rápido no primeiro tempo depois duas interceptações de passe e duas transições velozes. Porém, logo após o segundo gol do Comercial, o Noroeste diminui com um gol de escanteio já que raramente chegava ao ataque. 

Não gosto muito de um clima de festa antes de um jogo pois pode dar muito azar ou furar uma expectativa muito grande. De fato o Comercial era melhor e teve a melhor campanha mas ainda assim, era uma final de campeonato. 

No segundo tempo, ambos os times voltaram da mesma forma só que com o time mandante mais recuado para garantir o título. Nada mais acontecendo até a expulsão do zagueiro do Comercial que entrou no segundo tempo para trancar o time. Assim, jogando no 4-4-1, o time mandante fazia de tudo para só rebater e tentar abocanhar um contra ataque. Já o Noroeste tenta atacar mas sem muito perigo. Eis que a outra coisa que menos gosto num jogo aconteceu: os gritos de já é campeão antes do jogo terminar. 

Aos 93 minutos, o Noroeste empata num bate e rebate dentro da área. Título para eles a menos de um minuto. A consequência disso? Tentativas de agressões à arbitragem por parte da comissão técnica do Comercial e alguns gandulas. Jogo encerrado devido a alta confusão, frustração gigante para um estádio lotado e sentimento triste. 

Esse tipo de derrota tem que ser normal. O que não pode ser normalizado foi a atitude pós gol de empate. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário