Páginas

29/05/2022

Partidas da Quarta Divisão Paulista e da Série C do Brasileiro

Três partidas em menos de 24h inviabilizaram a escrita de um texto para cada partida para ficar melhor na análise. Embora elas tenham tido suas peculiaridades, a mesma situação se deu nas três: um time dominante e outro recuado e não necessariamente o dominante foi o mandante. 

Das três partidas, duas foram pela quarta divisão paulista: América x Inter de Bebedouro e Batatais x São Carlense. E uma da Série C do Brasileiro: Botafogo x Mirassol. 

A primeira partida foi realizada no gigante silencioso do Teixeirão no sábado. Para um público de 89 pagantes, o clássico entre América x Inter de Bebedouro foi uma ampla vantagem dos visitantes num jogo de puro suco de futebol brasileiro (brigas, condições ruins de jogo e de trabalho). O América veio no clássico 4-2-3-1 com e sem a bola e não pude observar uma estratégia específica a não ser bolas longas, rebatidas e cruzamentos. A Inter veio no 4-2-3-1 com a bola e no 4-4-2 sem a bola, sendo que a primeira linha de 4 não era bem perceptível e me fez crer que também era um 4-2-3-1. O 0x2 da partida refletiu uma dominância o tempo todo dos visitantes, isto é, controle das ações defensivas (sofrendo poucas finalizações) e criando muitas oportunidades a frente, sendo que teve inúmeras finalizações e um número de escanteios maior que 10. 

A segunda partida, no domingo de manhã, também foi da quarta divisão paulista  num jogo de ampla e irrestrita dominância dos visitantes. Batatais e Grêmio São Carlense fizeram um duelo antagônico. Um time desorganizado taticamente e outro totalmente consciente de suas ações e comportamentos. O Batatais veio no 4-2-3-1 com e sem a bola já o São Carlense veio numa proposta de jogo do 4-3-3: usou-se essa formação com a bola ora fazendo uma saída de 3 com dois zagueiros e um volante e ora fazendo uma saída sustentada em que o primeiro volante flutuava por onde a bola passava. Sem a bola veio no 4-4-2 fechando bem os espaços. Apesar do pênalti perdido nos primeiros minutos de jogo pelo Batatais, a partida foi amplamente dominada pelos visitantes sem dó nem piedade. Um sonoro 0x5 com certa facilidade e podendo ser mais. 

A partida mais equilibrada foi a da Série C do Nacional até por se tratar de dois times que vem se enfrentando há tempos: Botafogo x Mirassol. Estreando o novo técnico (Paulo Baier), o Botafogo abdicou da sua linha de 5 com o ex técnico para um 4-3-3 (usando uma saída de 3 com um volante) com a bola e um 4-2-3-1 sem ela. Já o Mirassol veio no seu habitual 4-1-4-1 com e sem a bola porém com suas linhas bem baixas. Com um gol cedo (aos 10 min) o Mirassol recua e joga na transição em todo o primeiro tempo. Para o intervalo, uma mudança na formação do Botafogo foi vista: 2-3-5 com a bola porém mantendo a plataforma de jogo do 4-3-3 para tentar criar buracos na defesa do Mirassol. Não deu muito certo essa ideia mas que houve uma pressão ofensiva houve e a consequência foi a virada para 2x1. Depois disso, o Botafogo quis segurar o resultado e foi para um 4-4-2 sem a bola. Deu certo mas num ato de azar e numa finalização fora da área aos 93 minutos de jogo empatou para o Mirassol. 

Um final de semana bem intenso de jogos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário