Páginas

06/06/2022

Paulista Segunda Divisão (quarta divisão): Taquaritinga x Francana

Um dos melhores parâmetros de uma análise mais séria sobre o desenvolvimento do futebol no Brasil é, sem dúvidas, os campeonatos de divisão inferiores. Se neles estiverem inseridos comportamentos e ações contemporâneas ao que o melhor futebol faz hoje, é sinal de que dentro do campo podemos estar no caminho certo. 

Taquaritinga x Francana fizeram um duelo pela fase de classificação da quarta divisão do paulista. Como não cobri muitos jogos desse campeonato, fui com olhos bem abertos sobre como esse campeonato está se dando. E na cidade de Taquaritinga tive uma surpresa boa. Um ótimo duelo. O time da casa veio no 5-4-1 sem a bola e no 3-4-3 com a bola (o estilo sanfona de Antonio Comte no Chelsea em 2016). Já a Francana, veio no clássico 4-2-3-1 com e sem a bola. 

O primeiro tempo deu o dom do que seria a partida: Taquaritinga dominando o jogo e a Francana em seu espaço tentando tirar o melhor de si. O que deu para perceber é de que os mandantes possuíam uma consciência de jogo melhor do o time da capital do basquete. Amplo domínio para eles, tanto na fase defensiva quanto na fase ofensiva. O Taquaritinga dificilmente dava chutões e o tiro de meta era cobrado curto tendo a construção de jogo pela saída de 3. Na sua formação do 3-4-3, inversões de jogo eram feitas e bolas em profundidade eram enfiadas. A Francana quando tinha a bola tinha apenas uma estratégia: jogada pela lateral e bolas longas para os pontas. Obviamente tal estratégia não deu certo e o Taquaritinga abre o placar após grande falha do goleiro e pressão na saída de bola aos 35 minutos de jogo. 

Para o segundo tempo, duas mudanças foram feitas: um 4-4-2 sem a bola pelo Taquaritinga; e uma mudança comportamental da Francana: mantendo o 4-2-3-1 com a bola porém usando a saída de 3. Não deu muito certo pois o domínio do jogo continuou com o time mandante na mesma escala que foi o primeiro tempo. O jogo faltoso rendeu vários cartões amarelos: ao todo foram 9 e minaram o ritmo da partida. Logo aos 53 minutos em outra falha da defesa da Francana, fez o Taquaritinga ampliar para 2x0. 

O resultado poderia ser mais amplo pelo que foi o jogo. 

Fiquei feliz com o que vi na quarta divisão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário