Páginas

03/07/2022

Copa Paulista: Sertãozinho x Comercial

A estreia de um torneio geralmente é bem tensa por ser a primeira vez oficial dos times. Quando é um clássico estadual, essa ideia se fortifica e faz o jogo se tornar mais tenso. Sertãozinho e Comercial tem um histórico de confusão, brigas e um jogo mais físico do que jogado. E foi isso que rolou nesse final de tarde do sábado. 

A proposta do Sertãozinho era boa. Eles vinham no 5-4-1 sem a bola bem compactado e no 3-5-2 com a bola, utilizando os laterais como alas. Já o Comercial mudou sua forma de defender: veio marcando no 4-1-4-1 e atacando no 4-3-3. 

O primeiro tempo deu a tônica da partida: muito intensa, física e disputada. Faltas eram constantes e bolas longas eram os principais ataques. Quase nenhuma finalização foi feita no primeiro tempo por ambas as equipes. O jogo brigado tomava muito mais conta do que qualquer ação ou comportamentos táticos. O campo do estádio do Sertãozinho é menor do que os padrões oficiais. Mesmo assim, bolas longas e chutões não me pareciam a melhor forma de jogar. 

O zero a zero do primeiro tempo não mudou a forma de jogar no segundo tempo. Mesmo mantendo, houve uma única alteração na forma de atuar: ocupando mais os espaços das laterais, o Comercial passa a finalizar mais e a jogar mais tranquilo afim de sair com um om resultado. E assim acontece. Com dois gols em nove minutos (um aos 51 e outro aos 60), os visitantes mostraram o lado fraco da marcação do Sertãozinho: a bola aérea. Com um zero a dois no placar, a situação do Sertãozinho piora quando seu meia marcador é expulso: eles passam a marcar no 4-4-1 sem pressão e no 4-2-3 com a pressão e joga no 3-1-4-1 com a bola. A mudança na atuação não mudou o jogo e o Comercial ampliou aos 84. 

O 0x3 foi um resultado esperado, assim como a tensão de um clássico. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário