Páginas

26/10/2020

Análise Paulista Quarta Divisão: Francana x XV de Jaú

 Há jogos e jogos dentro do campeonato paulista da quarta divisão. Jogos que superam a expectativa pela apresentação de ideias e outros jogos que representam muito bem o que muitos esperam da quarta divisão: um jogo bem conservador. Francana vs XV de Jaú é um dos grandes clássicos que se vive no interior do Estado. Dois times que jogam com a cor verde e dois times que apresentam ideias tradicionais de futebol.

A Francana jogou no seu tradicional 4-2-3-1 com e sem  a bola utilizando de bolas longas como saída de bola e sua arma favorita é a bola parada. O XV de Jaú também veio no 4-2-3-1 com e sem a bola se utilizando da não posse de bola e tentando ser mais vertical que a Francana. 

No primeiro tempo, ambas as equipes se mostraram abaixo do que se esperava na criação de jogadas. Nenhuma jogada trabalhada dava certo e o que mais acontecia era a tentativa de desarmes no campo defensivo e a ligação para o contra ataque além de muitas bolas longas. O primeiro gol, porém, vem aos 4 minutos de jogo. O XV de Jaú abre o placar exatamente no cenário relatado: uma bola recuperada no campo de defesa, verticalidade e gol de contra ataque. A Francana passa tentar ter a bola, embora inofensiva mas chega ao gol de empate aos 27 minutos a partir de um rebote numa bola parada. Apesar de dois gols, o jogo era o mesmo: posse de bola inofensivas, chances de finalizações era por bola parada ou cruzamentos e os times preocupados mais com a defesa. Aos 41 minutos, o XV de Jaú chega ao 2x1 num gol de escanteio. 

No segundo tempo, ambos vieram no seu 4-2-3-1 e sem mudanças no comportamento do jogo ou em qualquer ideia. Tanto que aos 9 minutos do segundo tempo, a Francana empata em 2x2 em outro gol de escanteio. Após o embate, os embates físicos eram mais presentes. Mesmo com as alterações e a expulsão do lateral do XV na metade do segundo tempo, não fez o jogo mudar nem de perspectiva. A única mudança foi o posicionamento da defesa do XV do 4-2-3-1 para um 4-3-2. Nem com superioridade numérica fez a Francana ir ao ataque de maneira que criasse finalizações perigosa. 

Resultado final: 2x2.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário