Páginas

22/10/2020

Paulista Quarta Divisão: São Carlense x Francana

 A pessoa que comentar que não há conceitos e ideias de jogo em divisões inferiores do futebol no interior do Brasil, provavelmente ela nunca viu ou analisou devidamente tais campeonatos. Já escrevi aqui e repito, não vou discutir o nível e a qualidade do futebol. Irei apenas apresentar as ideias de jogo conforme minha análise. 

Grêmio São Carlense e Francana fizeram um jogo de altíssimo nível com duas ideias opostas de futebol pela segunda rodada da quarta divisão paulista. São Carlense vinha de uma vitória fora de casa e a Francana vinha de uma vitória dentro de casa. Então, o São Carlense veio no seu habitual 4-4-2 sem a bola e 4-2-3-1 com a bola (repetindo a variação tática do primeiro jogo). A Francana veio no clássico e muito desgastado 4-2-3-1 com e sem a bola. Nenhuma crítica em usar o 4-2-3-1 em ambas as fases, a questão aqui é outra: times que fazem a variação tática e treinam outras formas de jogo, vão longe em campeonatos de divisões inferiores. 

Novamente, com ideias opostas de jogo, o São Carlense amassa a Francana no primeiro tempo. Tanto que o melhor jogador era o goleiro do time visitante. o São Carlense empurra a Francana para trás, cria repertórios de finalizações (de fora da área,de cabeça, a queima roupa e etc) e bloqueia todas as ações reativas da Francana que veio num nítido futebol reativo (abdicar da bola e usar a verticalidade para os contra ataques pelos lados). Embora o 0x0 no primeiro tempo, a dominância do time mandante me fez pensar se valeria a pena ter essa proposta de jogo de abdicar da bola e lutar por um gol. 

No segundo tempo, ambas as equipes não mudaram suas formas de jogo. O que mudou foi a intensidade na marcação da Francana e a troca dos jogadores de contra ataques. Deu certo. O jogo fica equilibrado embora a posse de bola seja maior para o São Carlense. Quem abriu o placar foi o time mandante com uma jogada bem trabalhada deixando o atacante em frente ao gol para finalizar aos 72 minutos de jogo. Mesmo assim, o jogo não muda. A Francana passa a jogar a bola na area como se fosse o único recurso. Porém, eu estava enganado. O outro recurso era a bola parada e assim que a Francana empatou aos 83 e virou aos 91 minutos de jogo. O resultado de 2x1, inesperado pelo que foi o jogo, revela que mesmo usando um esquema habitual de jogo e não tanto ousado por ser um futebol reativo, consegue-se os resultados esperados. 

A dúvida é qual é o prazo de validade desse tipo de jogo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário