Páginas

01/10/2020

Campeonato Brasileiro Série D: Ferroviária x Cascavel

Honestamente, há sim uma mudança em curso do pensamento sobre o que o futebol deve ser pensado, treinado, aplicado e jogado no Brasil. Essa mudança ainda é ligeira. Poderia ser melhor e mais evolutiva mas não depreciaremos o que há de novo e as novas formas de se pensar o futebol, digo dentro do campo. Fora dele, continua a mesma coisa. Pessoas inaptas ainda comandam um dos nossos maiores bens públicos. 

O jogo de hoje foi pela quarta divisão do campeonato brasileiro. Um jogo bem tático porém com muitos erros técnicos. A Ferroviária (time da casa) veio com grandes variações nas suas plataformas de jogo: Com a bola um 2-3-4-1 e 2-3-5 (como faz Guardiola e Joaquim Löw) e sem a bola um 4-4-2 quando o Cascavel propõe o jogo ou 4-3-3 quando o Cascavel faz a saída de bola sem chutão. Já o Cascavel, veio para se defender e atuou num 4-2-4 com a bola jogando apenas reativamente e 4-4-2 e 4-5-1 sem a bola.

Primeiro tempo foi agitado, com muitas finalizações de ambos. A Ferroviária com muita posse de bola e apertando o Cascavel para sua defesa com ultrapassagens, construções pelo meio, amplitude dos laterais que no esquema do 2-3-5 viram pontas e na tentativa de furar as linhas. O Cascavel, apenas reativo, se compactava na defesa e ao ter a bola, buscava no seu número 10 a inversão para o número 7 ou 9 puxarem na velocidade os contra ataques. Mesmo com tudo isso, apenas um 0x0 no primeiro tempo.

No segundo tempo, as estratégias não mudam. Pelo contrário, elas se intensificam quando o Cascavel abdica totalmente de atacar e tenta segurar o empate e a Ferroviária com mais posse de bola do que nunca. Manter as estratégias privilegiou o time visitante, embora a Ferroviária tenha apenas se defendido no 4-3-3 para pressionar a saída de bola. Nada feito. Nem mesmos as amplitudes, circular a bola no meio, posicionar meias entre as linhas de defesa e etc. Com 20 escanteios na conta, apenas o 0x0 foi visto. 

Foi uma pena. Difícil ver um jogo de quarta divisão em que os times possuem tantas variações táticas e o placar se manter o mesmo quando começou. Isso se deu porque a mudança que ainda não nos ocorreu dentro do futebol é o de não se contentar com o empate fora de casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário