Páginas

25/01/2023

Paulista A2 2023: Comercial x Portuguesa Santista

A partida era de opostos. Na real, ainda é. Comercial buscava sua primeira vitória no campeonato e a Briosa seu 100%. Dois opostos na tabela. O mandante com uma semana de demissões e turbulenta com reuniões de jogadores e um voto de confiança para o técnico. Mas era a desconfiança que pairava no estádio antes da bola rolar.

O Comercial veio a jogo no seu habitual 4-4-2 sem a bola (compactado e pressão em bloco médio) e no 4-3-3 com a bola numa espécie de triângulo invertido. Já a Portuguesa Santista veio no 4-2-3-1 clássico sem a bola com muito jogo físico e ora no 4-2-3-1 com a bola ora no 3-4-3 losango com a saída de três com dois zagueiros e um volante liberando os laterais como alas. 

Se pautando em velocidade no ataque e um vigor físico na defesa, a Portuguesa Santista mais esperou a iniciativa do Comercial em atacar para propor um jogo reativo. Não julgo pois é a características de campeonatos estaduais. Com a bola, os mandantes tentaram construir por meio da manutenção da posse de bola porém, a tensão e a pressão pelo resultado estavam atrapalhando os fundamentos. Quem também estava atrapalhando era o árbitro principal. Muitas faltas, muito apito desnecessário e um postura irritante em campo amarraram a partida. 

Menos aos 36 minutos em que numa jogada de passe em passe e um toque sútil na profundidade nas costas do lateral, o gol da Briosa saí marcado como gol contra. A tensão no estádio aumenta com o gol do visitante e são nesses momentos de maior preocupação. Entretanto, antes do intervalo, aos 43 minutos, num cruzamento rasteiro e gol livre, o Comercial empata lhe dando forças para o segundo tempo. 

Para o segundo tempo, nada mudou a não ser as ceras e as quedas da Briosa para passar o tempo e levar o empate para casa. Mesmo dependendo do resultado, pouco perigo foi criado pelo Comercial a não ser no seu último lance ofensivo, aos 94 minutos, numa finalização de fora da área e no gol do 2x1, da primeira vitória e do alívio para o time de Ribeirão. 

Engraçado que o sentimento era de um escape do rebaixamento.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário