Páginas

09/02/2019

Paulista A3 - 2019: Barretos x Velo Clube

Não havia clima para nenhuma partida de futebol. Mesmo que tenha acontecido no Rio de Janeiro, a dor se alastra porque todo e qualquer futebolista passou/passa/passará pelas vidas que os garotos do Flamengo tinham. Poderíamos ter nenhum evento esportivo. Nada. Apenas por respeito ao luto. Quiseram ter rodada, o minuto de silêncio foi menos respeitado do que uma opinião divergente sobre a política nacional. Uma lástima. Eu sei que a vida deve continuar, porém respeitando o momento de dor. 

Teve jogo pela sexta rodada da terceira divisão. Primeira vez em Barretos, cobrindo o segundo do Barretos no campeonato contra o líder (até então), o Velo Clube de Rio Claro. O Barretos jogou na sua clássica formação e tradicional conceito de jogo: um 4-2-3-1 com e sem a bola acionando muitas jogadas pelos lados e contra ataques com os pontas, conforme a imagem abaixo: 


Já o Velo Clube, segundo informações obtidas por esse blog, possuía um jogo de transição muito forte e uma defesa sólida e veio para o jogo numa formação 4-1-4-1 sem a bola e no 4-3-3 (estilo triângulo invertido) com a bola, dando amplitude para os pontas: 



No primeiro tempo, o Barretos privilegiava ou apenas usava as jogadas pelos lados principalmente os cruzamentos, bolas paradas e a velocidade nos contra ataques. Tais ações, porém, não eram bem executadas. O Velo esperava recuado e tentava seu fazer seu forte jogo de transição, principalmente na variação tática do sem bola para o com bola. Isso era possível pois o Barretos gerava muitos espaços nos lados do campo pelas más ações defensivas dos seus laterais. 

No segundo tempo, nos primeiros 15 minutos, o Barretos era bem melhor que no primeiro tempo. Trocava passes com velocidades porém usava apenas os lados e não convertia essa pressão em finalizações no gol ou fora dele. O Velo optou por recuar ainda mais, porém cedia espaços cada vez maiores ao Barretos. Após esse sufoco e mesmo com a entrada de mais dois pontas no Barretos (mantendo a formação e o conceito de jogo), o Velo melhorou aumentando o seu % de posse de bola fazendo o Barretos (pressionado por querer o resultado) abusar de bolas longas e menos troca de passes. 

Com um jogo ruim nos quesitos de ações ofensivas de ambos os times, o resultado foi 0x0 numa noite em que não deveria ter futebol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário