Páginas

15/02/2019

Paulista A3 - 2019: Comercial x Grêmio Audax

Futebol. Futebol foi o nome do que foi jogado quarta a noite. Pleonasmo? Não. Foi a melhor partida que vi esse ano. Os dois times estudados, conceitos de jogo aplicado e aplicação táticas executada de forma quase perfeita. Era para ser assim todos os jogos de futebol aproveitando a qualidade técnica que os atletas brasileiros têm. Mas tudo bem. 

Era meu primeiro jogo do Audax. Queria muito saber se eles mantinham a forma e a essência de jogo que os levaram a ser vice-campeões do Paulistão 2016. E a resposta é: sim. Audax veio numa proposta de jogo diferente do que pensa Fernando Diniz. Menos posse de bola porém com uma transição fortíssima com toques de primeira bem rápidas. Eles jogaram ora num 4-2-3-1 ora num 4-4-2 sem a bola e no 4-2-3-1 com a bola (tendo muita velocidade na linha de 3 e seu atacante): 












O Comercial, sabendo da forma de jogo do Audax, atuou sem a bola apenas no 4-4-2 (deixando de lado a variação tática utilizada nos jogos anteriores). Com a bola, manteve seu 4-2-3-1 habitual utilizando os laterais quase como alas (para tentar espaçar as duas linhas de 4 do Audax e gerar espaços). Nos primeiros 15 minutos, era bastante explícita a a proposta do Audax: Bolas longas para além da linha de 4 defensiva do Comercial e contra ataques explorando os pontas e o atacante velosíssimos com muita verticalidade (quase que jogando inteiramente com progressão ao alvo). Comercial tentava a proposição do jogo, troca de passes, a tentativa de ocupação dos espaços. Sem a bola, era um 4-4-2 muito compactado (no máximo numa faixa de 25 metros do campo) motivado pela forma de jogo do Audax. Muitos impedimentos para os visitantes dava a impressão que a defesa em linha sem sobras estava dando certo. Já o Comercial tinha como seu ponto forte jogadas e tabelas feitas pelos lados do campo, gerando finalizações mas bloqueadas pelas ótimas defesas do goleiro do Audax. Depois dos 30 minutos do primeiro tempo, dois gols do Audax em 5 minutos além de uma finalização cara a cara com o goleiro para fora. O 1x0 foi após uma bola longa e um lateral cedido pelo Comercial no seu campo de defesa. Troca de passe rápida no lado do campo, cruzamento para trás aproveitando a chegada do elemento surpresa atrás da linha defensiva do Comercial. O segundo gol foi numa reposição perfeita do goleiro após um ataque do Comercial pegando a defesa totalmente desarrumada e sem a linha postada, corte para dentro e finalização de fora da área. A rápida troca de passe e a verticalidade mataram o Comercial, assim como, ter mantido a linha de defesa alta (na altura no meio campo) e não recuada como queria o técnico. 

No segundo tempo, o Comercial muda: tira o 9 e entra um meia, recuou um meia para fazer a linha de dois. o Audax se manteve firme nas suas propostas. Aos 7 minutos, gol de pênalti do Comercial (2x1). Porém, logo após a saída de jogo: bola invertida na diagonal, domínio do lado da área e finalização cruzada no ângulo do goleiro do Comercial (3x1). Após a entrada de dois meias e a saída de um volante (por causa de um amarelo), o Comercial abdica de marcar no 4-4-2 e passa a marcar no 4-2-3-1 e com a bola esquece o 4-2-3-1 e com 4 meias jogando, ataca no 4-2-4. O Audax manteve sua verticalidade e o jogo defensivo e mantém os mesmos 11 titulares com 81 minutos de jogo sem substituições (impecável disciplina tática e o aporte físico dos jogadores para manterem isso por todo esse tempo). No final do jogo, gol do Comercial após um cruzamento, cabeçada e rebote do goleiro. 

Resultado final: 3x2 Audax

Melhores da partida: Comercial: número 11 - Caio Vieira. 
                                   Audax: 10: Matheus; 9: Giovani e 1: Jefferson além de todo o time. 

Agradece o futebol. Agradece quem ama o futebol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário