Páginas

12/02/2019

Paulista A3 - 2019: Comercial x Rio Preto

Ás vezes é complicado assistir um jogo de futebol. Você não está na vontade de analisar, anotar e também não consegue entender o que está acontecendo. Pode ter uma percepção diferente de quem joga, de quem fica perto do campo e até de quem está ao seu lado. Porém, é isso que esporte promove: essa democracia de sentimento, emoções e percepções. Tive muitas dúvidas durante a partida mas consegui saná-las perguntando para radialistas e os analistas dos próprios times, além de estar na coletiva de imprensa do técnico do Comercial e fazer uma pergunta.

Pois bem, Comercial vinha de uma ascensão meteórica após a troca de comando e o Rio Preto vinha de uma oscilação no campeonato. O Comercial era postado num 4-2-3-1 com a bola e numa variação tática de 4-2-3-1 ou 4-1-4-1 sem a bola: 


Já o Rio Preto, de acordo com os jornalistas que cobrem o time, jogava normalmente no 4-3-3 com a bola e no 4-1-4-1 sem a bola. Porém, para esse jogo eles adotaram um esquema mais defensivo (normal nos campeonatos da A2 e A3 para quem joga como visitante). Jogaram num 4-2-3-1 com e sem a bola: 

Nos primeiros 10 minutos, a pressão e a velocidade nos passes do Comercial para conseguir o primeiro gol era bem intensa com muita posse de bola, jogadas e ultrapassagens pelos lados e cruzamentos. O problema disso tudo foi a pouca geração de finalização e as que tinha eram finalizações erradas e predominantemente fora da área pelas ações defensivas do Rio Preto (que recuava e usava bolas longas em profundidade para o contra ataque). Já no final do primeiro tempo, com 0x0, o Rio Preto equipara o jogo fechando os espaços e igualando em % de posse de bola. 

No segundo tempo, ambas as equipes mantiveram suas formações mesmo com as substituições feitas. Nos primeiros 15 minutos, o Rio Preto era melhor que o Comercial (ao meu ponto de vista): fechava os espaços jogando recuado e  ganhou o meio de campo atrapalhando a criação do Comercial. Muitas faltas esfriaram o jogo, porém o gol do Comercial veio aos 20 minutos após a primeira jogada construída com uma troca de passes pelo lado, infiltração na área, passe para trás e gol. Gol do número 7 do Comercial (Romarinho) que estava sendo pedido para sair pela torcida. Após o gol, o Rio Preto tentava sair para o jogo mas errava muitos passes e o Comercial recuou e passava a usar o contra ataque como arma ofensiva. O único erro do time da casa, foi a falta de cobertura da linha defensiva e pênalti do goleiro no atacante do Rio Preto nos acréscimos. O mesmo goleiro defendeu para explodir o estádio penso eu mais de alívio do que felicidade. 

Resultado final: 1x0 Comercial.

Melhores da partida: Do Comercial: Romarinho (7), Edson Silva (10) e Leandro Santos (1). Do Rio Preto: Jõ (8).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário