Páginas

13/04/2022

Brasileiro Série C 2022 - Primeira Rodada: Mirassol SP x Ferroviário CE

 Estreia da terceira divisão nacional com um novo formato. Nos anos anteriores, eram dois grupos de dez times regionalizados e depois dois grupos de quatro para decidir os quatro times que iriam ascender a série B e começar a ter uma renda por causa do PPV. O novo formato se dá entre os vinte times unidos jogando em um turno pontos corridos. É mais justo, mais cansativo e mais desafiador. A estreia dessa temporada foi entre Mirassol x Ferroviário de Fortaleza. 

Estava muito quente no noroeste do Estado de São Paulo. Sem previsão de chuva, a partida aconteceu em meio à um céu estrelado. A Série C para mim é muito intrigante pelos desafios que ela fornece. Porém, antigas culturas futebolísticas brasileiras se mantém em pé. A que mais me incomoda é a cultura de que se está jogando como visitante, defender é o caminho. Ruim pensar assim porque além de não estabelecer uma proposta de jogo clara, faz a partida ser ruim, parada e quebrando seu dinamismo. Foi essa a proposta do Ferroviário. 

O Mirassol veio num ofensivo 4-1-4-1 com e sem a bola, flutuando muito seu primeiro volante e utilizando demais os pontas em amplitude pois sabiam da retranca adversária. O Ferroviário veio no 4-4-2 bem compacto sem a bola e o 4-2-3-1 com a bola utilizando apenas a tentativa da transição ofensiva veloz como arma de ataque. 

No primeiro tempo, logo nos primeiros minutos nos demos conta de como seria o jogo. Ataque contra e defesa e anti-jogo. Aos 10 minutos do primeiro, contudo, numa falta cobrada, o Ferroviário abriu o placar após a finalização e após isso, se a retranca era perceptível, agora tinha ficado ainda mais evidente. O Mirassol tentava manter seu ritmo apesar do 0x1. Bolas em profundidade para os pontas bem abertos e zagueiros postos na linha de meio campo dava o tom da pressão ofensiva. Porém, poucas finalizações eram feitas até o gol de empate vir de pênalti aos 27 minutos. As inúmeras "lesões" do time visitante quebrava o dinamismo do Mirassol, porém, mesmo assim o ataque contra defesa se mantinha. 

Para o segundo tempo, ambos os times voltaram com a mesma formação apenas trocando peças por peças. Tendo as mesmas plataformas, o estilo da partida era o mesmo: ataque contra defesa. Mais assertivo nas criações e nas finalizações, o Mirassol só foi virar a partida aos 65 minutos de jogo. Após isso, o Mirassol diminuiu o ritmo porém sem entregar a posse de bola. A facilidade no controle da partida se torna mais clara após a expulsão direta do zagueiro do Ferroviário. Com um a menos, o time cearense, ao invés de utilizar o 4-4-1, utiliza o 4-2-3 numa fase de pressão alta e um 4-4-1 quando as linhas abaixavam. Tudo isso era para tentar o empate que foi em vão. 

Resultado Final: 2x1 Mirassol.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário