Páginas

18/04/2022

Brasileiro Série D: Ferroviária x URT

Após cobrir uma partida da série C, foi a vez agora da estreia da Série D. Um campeonato difícil em que sua primeira fase é regionalizada. Pela série D fica bem claro a diferença de patamar entre os campeonatos estaduais. De fato, o campeonato paulista possui um gap elevado em suas equipes quando se compara a outros Estados com times do interior. Hoje a noite isso ficou visível com a goleada da Ferroviária de Araraquara. 

A partida de estreia, geralmente, é mais nervosa que as outras. Porém, não foi o que se viu. A Ferroviária mudou sua comissão do Paulista para a série D e com isso sua alteração na forma de jogar. Veio no 4-4-2 sem a bola e no 4-3-3 com a bola tendo os seus meias bem flutuadores e um volante a frente da linha de defesa como um cão de guarda. O URT veio no 5-4-1 sem a bola e no 3-4-3 com a bola fazendo a saída de 3 e usando bem os alas. 

O primeiro tempo foi um indicativo do que seria a partida: amplo e total domínio de jogo da Ferroviária. Para se ter uma ideia desse domínio, onze escanteios foram cobrados pelo time da casa apenas no primeiro tempo e nenhuma finalização ao alvo dos times visitantes. A posse de bola, a movimentação e principalmente a flutuação de ambos os meias entre as linhas do URT mataram o time mineiro embora os 45 minutos iniciais tenham terminado em 2x0 (sendo um gol de pênalti controverso).

Já no segundo tempo, a Ferroviária veio da mesma forma porém, a URT mudou seu jogo. Passou a jogar no 4-4-2 sem a bola e no 4-2-3-1 com ela. Isso se deu para tentar fechar os espaços pelas laterais e tentar, de alguma forma, dominar o meio campo. Contudo, a análise que eu tive é que essa ideia de jogo não havia sido treinada e gerou bastante espaços vazios nas laterais (sem a recomposição devida) e isso abriu a porteira dos gols porque a Ferroviária tinha abdicado um pouco de sua posse. 

Com quatro gols marcados em 13 minutos no começo do segundo tempo, fez o 2x0 virar 6x0 e a partida ficar em temperatura morna esperando apenas o seu final. O que não era surpresa foi a ampliação desse placar para 8x0. 

Um verdadeiro chocolate na Páscoa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário