Páginas

17/04/2022

Brasileiro Série C: Botafogo SP x Botafogo PB

Feliz Páscoa. 

A melhor páscoa foi ter trabalhado e conseguir fugir de qualquer convenção social em uma pandemia. 

Esse texto se dará sobre a estreia em casa do Botafogo de Ribeirão Preto contra seu xará da Paraíba. A partida as 11 horas da manhã só não foi mais penosa porque não havia aquele calor característico da cidade porém, o sol era muito forte. O horário pode ser bom para umas coisas mas para o alto rendimento da partida já é um fator limitante. 

Com poucas pessoas presentes, o Botafogo (mandante) veio no 5-4-1 sem a bola bem compacto quando não marcava pressão e no 5-2-3 quando marcava com as linhas altas; Com a bola era um 3-4-3 com saída de 3 com um volante. Já o time da Paraíba veio numa plataforma de jogo do 4-2-3-1 sem a bola (ora alternava para o 4-4-2 e para o 4-3-3 porque a marcação era por encaixes e então seus meias acompanhavam os alas do time mandante); e no 4-3-3 com a bola. 

O primeiro tempo foi puro suco de futebol brasileiro: o time mandante com posse e atacando e o time visitante recuado e na transição. Novamente digo que meu sentimento é de reflexão sobre esse tipo de comportamento pois na minha perspectiva, isso não agrega em nada uma evolução ou debate meramente produtivo quando se trata de uma fase em pontos corridos. Bem compactado, o time paulista teve total e amplo controle do jogo com a posse de bola e seus alas/laterais avançados. Muitas finalizações foram geradas nessa pressão, inclusive fazendo o time visitante usar das bolas longas e passes bastantes verticais para uma retomada rápida da bola. Aos 18 minutos de jogo, numa falta e cabeçada, o time de Ribeirão Preto abre o placar. Mantendo o ritmo e controle, o placar foi ampliado só no final do primeiro tempo após rápida transição e uma finalização com o gol aberto. 

No segundo tempo, a expectativa era um controle mais cadenciado do jogo por parte dos mandantes. Porém, mesmo mantendo sua plataforma de estratégia, o Botafogo da Paraíba faz uma marcação mais intensa e usa suas ações ofensivas mais veloz, ou seja, tentou-se chegar ao gol com mais velocidade. Deu certo, pois essa mudança de comportamento fez o time da casa recuar e passar a errar em gestos técnicos fornecendo perigo ao time nordestino. O resultado, porém, só foi a diminuição do placar para 2x1 após uma bola parada. 

O final do jogo que era para ser de controle, passou a ser de pressão pelo empate que não veio. 

Resultado final: Botafogo SP 2x1 Botafogo PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário