Páginas

17/04/2022

Paulista A3 - Segunda fase: Comercial x São José

Muito diferente do começo da segunda fase, a virada de turno já nos esclarece qual a luta de quem nessa fase do torneio. o Comercial de Ribeirão Preto foi jogar nesse jogo de sábado para garantir a classificação e o São José para tentar sonhar com alguma esperança no returno. 

A expectativa era de um jogo apertado e duro. A arbitragem era de série A do Brasileiro com o Flávio de Oliveira e a minha preparação para a partida foi as das melhores pois muitos aspectos poderiam acontecer. Estádio cheio, feriado, sol mas sem calor e um clima agradável entre torcidas. Comercial x São José fizeram o duelo dessa tarde. 

O Comercial veio no seu habitual 4-3-3 com a bola utilizando sempre os lados com triangulações e espetando sempre um pivô para dar profundida as bolas longas; e o 4-4-2 sem a bola, embora nesse jogo, as duas linhas de quatro não eram bem visíveis. Já o São José veio diferente da partida que analisei em Votuporanga na primeira rodada. Eles vieram no 4-4-2 sem a bola e no 4-3-3 usando uma saída de 3 com um volante e espetando os laterais quase que como alas. 

A partida no geral teve aquele sentido de um futebol jogado como se fosse uma "pelada": muito ataque de ambos e defesas desorganizadas. Cada posse de bola, gerava um ataque perigoso, quase que uma trocação fatal. No primeiro tempo, o Comercial vinha com mais perigo do que os visitantes. Porém, as finalizações de ambos era geradas apenas por cruzamentos e por chutes de fora da área. Pouca criação foi vista para que os arremates fossem feitos dentro da área por triangulações ou ocupações de espaços. 

No segundo tempo, pouca coisa foi observada de diferente. O único comportamento que estranhei foi a cera que o time visitante fez quando percebeu que a partida encaminhava para o 0x0. O empate era ruim para ambos e para mim não fazia sentido querer o empate. Após a expulsão do zagueiro do São José aos 77 minutos, o Comercial manteve sua proposta de jogo, mas avançou seus laterais para que atacassem mais. Deu efeito, porém o goleiro do São José salvava cada bola. Os Joseenses passaram a jogar no 5-3-1 para evitar a ofensividade dos lados e com a bola jogavam no 4-2-3. 

No final, o empate de 0x0 foi concretizado. Ruim para todos, pior para o São José que para se classificar as semi, precisa ganhar as duas últimas partidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário