Páginas

05/04/2022

Paulista A3 - Segunda Fase: Votuporanguense x São José

 Depois de um tempo sem cobrir partidas da terceira divisão paulista, voltei para a segunda fase. Esse ano, a segunda fase é diferente pois não há mata-mata e sim dois grupos de quatro. O calor era grande em Votuporanga logo as dez da manhã de domingo. A viagem foi matinal porque tive que sair as 05 da manhã de casa. 

A atmosfera do jogo era sensacional. Duas torcidas, duas baterias e as provocações saudáveis entre elas. Fiquei nas cabines de imprensa ao lado da diretoria visitante e pouco vi alguma ameaça ou desentendimento por parte dos Votuporanguenses. 

Como não conhecia os times, tive que supor qual eram as estratégias de ambos para essa primeira rodada de segunda fase. O Votuporanguense veio de sua proposta de jogo e não mudava conforme o adversário. Já o São José, alterou sua forma de jogo de acordo com a partida. O time da casa veio no 4-2-3-1 com e sem a bola, avançando bem os laterais quase que como pontas. O time visitante veio no 4-1-4-1 sem a bola para bloquear as investidas dos laterais (ora fazendo uma linha de 5 ora uma linha de 6 porque as marcações eram por encaixes) e no 4-3-3 com a bola tentando jogadas de pivô e fazendo a saída de 3. 

O primeiro tempo foi de amplo domínio do Votuporanguense. Muita ofensividade e intensidade pelos lados. Mesmo com a proposta mais defensiva, não deu muito certo para o São José. Com o massacre que estavam sofrendo, o placar foi aberto numa jogada que não era tão frequente: uma transição ofensiva pelos lados e cruzamento para a cabeçada do seu meia central. 

No segundo tempo, a expectativa era de uma mudança de postura do São José. Não teve. Ambos os times voltaram com as mesmas formações e com os mesmos ímpetos: Votuporanguense mais ofensivo e com posse do que o São José que não possuía nenhuma ação ofensiva. O golaço que fez o 2x0 aos 56 minutos de jogo decretou o fim do jogo ali. Houve mudanças a partir disso: o time da casa passou a marcar em linhas baixas e no 4-4-2 e os visitantes se transformaram no 4-4-2 sem a bola e no 4-2-4 com a bola meio que pressão em não tomar mais gols e tentar fazer algum gol. 

Não deu muito certo. O forte calor do meio dia fez com que os times pararem com a intensidade e terminar a partida em 2x0. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário